África do Coração

 
Federação das Comunidades dos Imigrantes Africanos da Diáspora" 
Rua Abolição, 167, bela vista, são Paulo, CEP 01319-010, (11 ) 3101-5536 / Whatsapp. 9 5361-7320
Cnpj 25.224.6170001-11

 

 

 

COMO SURGIU A IDEIA DE CRIAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO “ÁFRICA DO CORAÇÃO

Era sete de setembro de 2013, pela manhã, quando três amigos, africanos, moradores da casa de migrante abrigo da Missão Paz, no centro da cidade São Paulo. Eram os Srs. Jean KATUMBA, BLAISE NBASELE do Congo (RDC) e o Sr. MATIP Dieudonne do Camarões conversavam sobre como são as implicações acarretadas aos africanos imigrantes e refugiados quando se deparam lá na África, com a obrigação de sair de seu país.

Chegando aqui, sentem-se surpreendidos com o tratamento dispensado pelas pessoas aos imigrantes advindos da África, sendo que aqui se sentiam mais africanos do que lá. Isto porque, algumas brasileiras não distinguem os países da África e sim o continente como se fosse um país, sem a noção, muitas vezes, de que a África é um grande continente que contêm 55 países na sua extensão.

Enquanto conversavam, sentiam, devido a esse fato, que existe muita fraternidade entre esse continente. O senhor JEAN, com o pensamento voltado ao diálogo que havia tido com o seu amigo, saiu com a ideia de criar uma organização pan-africana com o intuito de ajudar na inclusão dos africanos  na sociedade brasileira.

 

POR QUE ÁFRICA DO CORAÇÃO?

A África é um grande continente que alavanca inúmeros países com costumes diferenciados, no entanto, é uma comunidade que sofre e partilha os ideais de fraternidade.

O Brasil tem muito da África, haja vista a sua história de imigração, a sua descendência, ou seja, todos fazemos parte do mesmo coração, dispensamos sentimentos por entes queridos que se fôssemos analisar a nossa árvore genealógica se encaixariam como parentes sanguíneos, por afinidade; por isso partilhamos sentimentos fraternos.

África é o berço de tudo e nosso coração repousa neste berço. Existe a necessidade de sensibilizar nossos irmãos à criação de uma organização (ONG) para amparar a nossa identidade como um povo, num só coração.

 

IDENTIDADE E O TRABALHO DA ÁFRICA DO CORAÇÃO

uma organização que tem o intuito de contribuir na inclusão social e inserir os imigrantes e refugiados na sociedade brasileira e idealizamos o momento em que temos a representação das comunidades dos países colaborando lado a lado e paralelamente para ajudar nossos irmãos e irmanas.

 

  1. Metas/ Visão

Ser reconhecida pela sociedade civil, órgãos públicos e estados nacionais como, instituição associativa de caráter inclusão e assistencial, cultural e educativa no âmbito das políticas públicas para imigrantes e refugiados no Brasil.

 

  1. Valores:

A organização é gerida pelos princípios e valores da Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade, Economicidade e Eficiência. E o Humanismo, a Ética, a Solidariedade e a Fraternidade entre os povos são valores intrínsecos a organização.

 

  1. Missão

Atuar no amparo dos imigrantes e refugiados oriundos da comunidade imigrante no brasil africana resgatando-os de sua vulnerabilidade social, econômica e política, dando/proporcionando a eles condições e suporte para o exercício de sua cidadania e inserção na sociedade brasileira.

Mostrar e divulgar as realidades dos imigrantes e refugiados no Brasil ao público brasileiro, enfim romper o preconceito, a discriminação social e lutar contra a xenofobia que será um ponto inicial de inserção dos imigrantes e refugiados no mercado de trabalho e uma rede de contato de suas culturas com a sociedade brasileira para quebrar barreiras culturais;