Filme “Copa dos Refugiados”, será exibido dia 04/12, no Festival CINEfoot, em São Paulo

 

O documentário foi gravado durante a terceira edição do campeonato, realizada no Sesc Interlagos em 2016 e será exibido na segunda-feira (04/12), às 21h no Espaço Itaú de Cinemas em São Paulo, com entrada gratuita

Em 2016, o jornalista Luciano Perez Fernández resolveu acompanhar e registrar a terceira edição da Copa dos Refugiados, realizada no Sesc Itaquera. O resultado foi o documentário “Copa dos Refugiados”, filme com 13 minutos de duração que será exibido no próximo dia 04/12, no Espaço Itaú de Cinemas, localizado na Rua Augusta, região central da cidade, como parte da programação do Festival Cine Foot – Festival de Cinema de Futebol.

O filme utiliza o campeonato, que tem como objetivo promover a integração e inserção social dos imigrantes e refugiados, como pano de fundo para contar a história de três personagens: Abdulbaset Jarour, de Aleppo, que precisou deixar seu país, devido à guerra na Síria, o engenheiro civil, Jean Katumba, que saiu da República Democrática do Congo por conta de perseguição política por parte do governo de Joseph Kabila, no poder há 16 anos no país, e o também congolês, Ahmed Seto, que teve que abandonar o Congo com sua família, fugindo das ameaças e perseguições sofridas pelo pai.

O diretor, Luciano Fernández conta que já vinha pesquisado sobre refugiados e descobriu a Copa através de uma reportagem que viu na internet, entrou em contato com Jean Katumba, presidente da ONG África do Coração, que organiza e idealizou o projeto da Copa dos Refugiados. Katumba explicou como seria a terceira edição do evento, e Luciano apresentou a ideia do documentário ao Canal Futura, que se tornaria seu parceiro na realização do filme, que foi ao ar no canal neste ano, no dia 20 de junho, Dia Mundial do Refugiado.

“Descobri na internet, achei super interessante a ideia, mas queria ir além da Copa dos Refugiados retratando essas três histórias, por que muito sobre a copa é possível descobrir pesquisando na internet. Já havia feito outros trabalhos como um documentário também para o Canal Futura, que chama os boias-frias do futebol e queria fazer outra coisa relacionada com o futebol e achei que seria interessante ligar a ideia do futebol com o tema do refúgio. Filmei com eles no ano passado entre as semifinais e a final, fiz mais algumas imagens e foi lançado no Futura esse ano, dia 20 de junho, Dia Mundial do Refugiado”, explica Luciano.

 

O filme foi exibido em Milão, na Itália, no festival “Sport Movies & TV- Milano Internacional Ficts Fest”, onde recebeu menção honrosa (Mention D’honneur) e na edição carioca do Cinefoot, antes de vir para São Paulo. Será exibido também no festival “Visões Periféricas”, no Rio, nos dias 30/11 e 02/12

O “Copa dos Refugiados” será exibido às 21h. A entrada será gratuita e o público deverá retirar os ingressos com 1h de antecedência. A diretoria da África do Coração estará presente prestigiando o lançamento do filme, assim como, irá falar algumas palavras ao público, juntamente com o diretor Luciano Fernández e com a equipe técnica do filme.

Votação

O filme também estará concorrendo na categoria de melhor filme do festival e a África do Coração conta com a presença dos amigos para lotar a sessão e ajudar a elegê-lo o melhor filme do CINEfoot.

Ficha técnica

Copa dos Refugiados (The Refugees Cup)
Dir. Luciano Pérez Fernández (Doc, 13 min, cor, HD 16:9, RJ, 2017) LIVRE
Roteiro: Luciano Pérez Fernández / Rodrigo Daniel
Produção: Luciano Pérez Fernández e Canal Futura
Direção de Produção: Erika Azevedo
Fotografia: Anderson Capuano
Edição: Rodrigo Daniel
Som: Anderson Capuano e Luciano Pérez Fernández
Desenho de Som: Nicolau Domingues

Sinopse

O futebol é uma linguagem universal, capaz de romper barreiras e unir povos. Realizada desde 2014, em São Paulo, a Copa de Integração dos Refugiados se propõe a chamar a atenção dos brasileiros para cotidiano de refugiados e imigrantes, sobreviventes da maior crise humanitária desde a 2ª Guerra Mundial.

04/12, Segunda, 21h, ESPAÇO ITAÚ – SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *