Em noite de festa e integração, África do Coração estreia time no Campeonato Pan-Americano de Futebol de Salão, em Araçariguama

Confronto entre África do Coração x Brasil

Equipe África do Coração enfrentou equipe do Brasil no primeiro dia de jogos e irá jogar contra o CDS Mamut, do Chile nesta sexta-feira (17), o campeonato encerra no sábado (18)

 

Na noite da última quinta-feira, a África do Coração estreou no Futebol de Salão em grande estilo com a equipe “África do Coração”, formada por jogadores de diferentes nacionalidades, de três Continentes: África (Gâmbia e Gana), América (Colômbia) e Ásia (Iraque), totalizando 8 jogadores, além da comissão técnica, que conta com o vice-presidente, o sírio Abdulbaset Jarour como técnico do time. A equipe da ONG atendeu a um convite da Confederação Nacional de Futebol de Salão para participar do Campeonato Pan-Americano de Futebol, que acontece entre os dias 16 e 18, na cidade de Araçariguama, localizada a 55 km de São Paulo.

 

África do Coração disputa o Campeonato, que prevê a entrega de Troféus e medalhas para 1º, 2º e 3º lugar, contra as equipes Franco Sport, do Equador, CDS Mamut, do Chile e a equipe de Araçariguama representando o Brasil, sendo que o time da ONG é o único time amador a participar da competição.

Promovido em parceria entre a Confederação Nacional de Futebol (CNFS) e a Prefeitura de Araçariguama, a abertura dos jogos foi também uma festa que marcou a entrega da reforma do Ginásio dos Campeões e contou com apresentações de ginástica rítmica e um jogo amistoso entre o time dos servidores da prefeitura contra o time dos presidentes de clubes locais.

Confronto

Em seu jogo de estreia, a equipe África do Coração jogou logo após a partida entre Brasil e Chile, que finalizou com placar de 8×1 para a equipe do Brasil. O resultado da disputa entre África do Coração e Equador também não foi dos melhores, com Equador vencendo a partida por 22×4.

O time da África do Coração de Futebol de Salão teve muito pouco tempo para se preparar para o campeonato e foi montado especialmente para atender ao convite de participação no evento, participando como única equipe amadora. O objetivo é promover a integração dos imigrantes e refugiados pertencentes à equipe e também, levar para os mais variados cantos do país a causa dos refugiados. O time África do Coração conquistou torcidas e a simpatia do público, que aplaudiu muito sua entrada e saudou os jogadores, que também fizeram questão de cumprimentar o público.

“O objetivo da África do Coração é a integração de refugiados e imigrantes e dar visibilidade à causa dos refugiados. Portanto, ganhando ou perdendo, estamos felizes por estarmos aqui participando dessa festa e mostrando para os brasileiros e para o povo de Araçariguama a nossa alegria e a nossa vontade de fazer amigos e compartilhar culturas. Somos muito gratos à Prefeitura de Araçariguama e à CNFS pelo convite que nos fizeram”, declarou Abdulbaset Jarour, técnico do time África do Coração.

Equipes de África do Coração e Chile reunidas, em momento de integração

O jogador Jeoffrey Ayimei, de Gana conta que está achando a experiência de participação no Campeonato muito positiva e que eventos como esse são oportunidades para integração e intercâmbios culturais e parabeniza a organização do evento.

“Infelizmente nós perdemos ontem, mas eu gostei da coordenação e da organização do Campeonato e pude aprender muitas coisas sobre a cultura do Brasil. Ontem vimos crianças dançando. Essas oportunidades abrem portas para que outros países conheçam a cultura de outro país também. Está sendo muito bom participar e parabéns à organização do evento”, finaliza Jeoffrey.

“Estou aqui para participar do Campeonato pelo time África do Coração e está sendo muito bom. Também tenho visto costumes e culturas diferentes”, conta Nangu Gerew, da Gâmbia que também integra o time.

A coordenadora geral do Campeonato Pan-Americano de Futebol de Salão, Gina Anjos falou sobre a participação da equipe África do Coração no evento.

“A Confederação Nacional de Futebol de Salão agradece a delegação e a equipe da África do Coração que estão aqui participando do Pan-Americano de Futebol de Salão e veio abrilhantar o evento. Estabelecemos contato de forma inesperada e a recepção deles foi a melhor possível e estão colaborando muito com a gente. A equipe é muito alegre e receptiva com todos e creio que estejam também se sentindo bem acolhidos. Verdadeiramente está acontecendo intercâmbio e integração com as outras equipes participantes”, disse.

Gina também valorizou o esforço da entidade para se fazer presente na competição e reafirmou o interesse da CNFS em estabelecer parcerias futuras para a realização de amistosos de futebol de salão masculino e feminino.

“Agradeço em nome da CNFS, da Secretaria de Esportes e de todos que estão envolvidos viabilizando esse evento de alguma forma, buscando fazer com que todos se sintam acolhidos. Em especial, todo grupo da equipe África do Coração, que fez um sacrifício muito grande para estarem aqui, pois num prazo relâmpago atenderam nosso convite e fizeram o possível e impossível para confirmar sua participação e, portanto, a CNFS também espera contribuir de alguma forma, inclusive com compromisso de realizar parcerias para a realização de jogos amistosos e o que mais for possível fazer para colaborar, afinal de contas, estamos aqui para nos ajudarmos e para crescermos”, afirma.

África do Coração x Chile

Na noite desta sexta-feira (17), a equipe África do Coração irá enfrentar a equipe C.D.S. Mamut, do Chile. A competição acontece às 20h30 no Ginásio dos Campões.

 

Por Sibele Martins, jornalista voluntária da ONG África do Coração

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *