Copa dos Refugiados em Porto Alegre

O projeto

A Copa dos Refugiados é um torneio de futebol com migrantes e refugiados representando seus países de origem. Nosso principal objetivo é dar a importância que essa causa merece. Por essa razão, queremos colocar o evento no cenário nacional, num estádio de futebol profissional, com uma série de ações que engrandeçam essa ideia que partiu dos próprios refugiados que vivem no Brasil.

A Copa ocorrerá no dia do aniversário de Porto Alegre. Além do torneio, o evento contará com diversas ações de inclusão social, digital, cidadã e trabalhista, não só para os jogadores, mas também para suas famílias e toda comunidade de refugiados que estará presente ao evento.

A origem da Copa:

A Copa dos Refugiados nasceu em 2014 em São Paulo, a partir da iniciativa do refugiado congolês Jean Katumba, fundador da ONG “África do Coração”. Seu objetivo principal é a integração dos migrantes e refugiados à sociedade, num evento que gere maior protagonismo a essas pessoas que escolheram o Brasil como seu novo lar.

veja o video da primeira Copa dos Refugiados

Nos unimos ao Jean, e a muitos outros parceiros valorosos, para organizar uma nova edição da Copa, com toda projeção que ela merece.

Portanto, a Copa dos Refugiados 2017 – Porto Alegre Host City, não será apenas um torneio de futebol. Ela terá uma série de ações paralelas que vão gerar um impacto real na vida dos migrantes e refugiados, com muita inclusão trabalhista, digital, social e cidadã.

Algumas dessas ações:

INCLUSÃO TRABALHISTA

Teremos ações de empregabilidade junto a órgãos públicos, empresas e comunidades em redes sociais, focadas na conexão dos refugiados com oportunidades de emprego. Criaremos o álbum de figurinhas da Copa, com as fotos e mini currículos dos nossos atletas.

INCLUSÃO SOCIAL

Convidaremos “olheiros” e representantes de equipes amadoras da cidade, para captarem novos atletas e assim gerar uma verdadeira integração social entre os povos.

INCLUSÃO CIDADÃ

Serviços complementares gratuitos, como exames básicos de saúde e auxílio jurídico também serão contemplados, num dia de muita integração e inclusão.

Ação: Realize um Sonho

Nos nossos canais online, teremos a ação “realize um sonho”, onde os atletas irão compartilhar alguma necessidade imediata, conectando-os a pessoas e empresas que queiram ajudá-los a realizar esses sonhos. Vamos abrir as “portas da esperança”!